Análise Multidimensional

Análise Multidimensional é uma forma representativa do cruzamento de informações. Dimensão é uma unidade de análise, representa um Eixo Principal no Estudo dos Dados (Exemplo de dimensões numa Empresa: Produto, Tempo, Região). Uma Dimensão pode possuir níveis hierárquicos. (Exemplo: A dimensão Região divide-se em Estados, que por sua vez divide-se em cidades ou em áreas de atuação, etc.).

Análise Multidimensional é uma forma representativa do cruzamento de informações. Dimensão é uma unidade de análise, representa um Eixo Principal no Estudo dos Dados (Exemplo de dimensões numa Empresa: Produto, Tempo, Região). Uma Dimensão pode possuir níveis hierárquicos. (Exemplo: A dimensão Região divide-se em Estados, que por sua vez divide-se em cidades ou em áreas de atuação, etc.).

Visão é o Cruzamento entre uma ou mais dimensões. (Exemplo: Estudo de um Produto ao longo do Tempo para uma determinada Região). Para melhor compreensão, tal análise é sempre associada a um Cubo, onde as arestas representam as Dimensões e cada célula representa um Indicador resultado de uma determinada Visão.

Por questões de performance, alguns Data Marts são construídos no formato Multidimensional, ou seja, pré-consolidando todas as células resultantes das visões. Você pode aprimorar seus conhecimentos, participando do Curso Analista de Data Warehouse.