TIBCO SPOTFIRE – Apresentação e Demonstração

TIBCO SPOTFIRE – Apresentação e Demonstração

1. Apresentação sobre a solução TIBCO Spotfire

Description: Breve apresentação sobre a solução TIBCO Spotfire contendo uma introdução sobre a TIBCO posicionando o Spotfire como um software analítico de última geração, capaz de atender demandas dos usuários de negócio, analistas e data scientist.

 

[DEMO 1 – SMS O&G – PORTUGUÊS]

2. Análise de acidentes em plataformas de óleo e gás.

Os dados oriundos desta análise compõe acidentes relatados em plataformas de óleo e gás previamente definidos. O objetivo deste projeto é analisar a quantidade de acidentes por cada plataforma, localizada em cada campo. Tais acidentes foram mensurados por gravidade de forma geográfica e por cada parte do corpo. É possível analisar os acidentes por hora trabalhada para cada ocupação do empregado por faixa etária.

 

[TIBCO SPOTFIRE – COMO CRIAR UM PROJETO – PORTUGUÊS]

3. Transformando dados em visualizações de negócio

Description: Como construir visões analíticas utilizando dados de negócio. Uma apresentação simples mostrando como a solução TIBCO Spotfire é capaz de consumir dados de maneira rápida e gerar diversos tratamentos e visualizações dos dados de forma sintética e sumarizada até detalhada e granular.

Tudo sobre o Apache Cassandra

Tudo sobre o Apache Cassandra

Apache Cassandra

Apache Cassandra é um banco de dados, e a escolha ideal para quem precisa de escalabilidade e alta disponibilidade sem comprometer o desempenho. A escalabilidade linear e tolerância a falhas comprovada em hardware commodity ou infraestrutura de nuvem tornam a plataforma perfeita para dados de missão crítica. O apoio do apache cassandra para replicar em vários datacenters é best-in-class, proporcionando menor latência para seus usuários e a paz de espírito de saber que você pode sobreviver interrupções regionais.

O modelo de dados do apache cassandra oferece a conveniência de índices de coluna com o desempenho de atualizações estruturado em log, um forte apoio para a desnormalização evisões materializadas e poderoso built-in de armazenamento em cache.

Vídeo [inglês]

Visão geral

  • USADO POR GRANDES EMPRESAS
    apache cassandra está em uso em contato constante , CERN , Comcast , eBay , GitHub ,GoDaddy , Hulu , Instagram , Intuit , Netflix ,Reddit , The Weather Channel , e mais de 1500 mais empresas que têm grandes conjuntos de dados ativos.Uma das maiores implantações de produção é da Apple, com mais de 75.000 nós de armazenamento de mais de 10 PB de dados.Outras instalações apache cassandra grandes incluem Netflix (2.500 nós, 420 TB, mais de 1 trilhão solicitações por dia), motor de busca chinês Easou (270 nós, 300 TB, mais de 800 milhões reqests por dia), e eBay (mais de 100 nós, 250 TB) .

 

  • USADO POR GRANDES EMPRESAS

apache cassandra consistentemente supera alternativas NoSQL populares em benchmarks e aplicações reais, principalmente por causa de escolhas arquitectónicas fundamentais.

  • DESCENTRALIZADO
    Não há pontos únicos de falha. Não há gargalos de rede. Cada nó no cluster é idêntico.

 

  • DURÁVEL
    apache cassandra é adequada para aplicações que não podem dar ao luxo de perder dados , mesmo quando todo um centro de dados vai para baixo.

 

  • VOCÊ ESTÁ NO CONTROLEEscolher entre replicação síncrona ou assíncrona para cada atualização.Assíncrono operações altamente disponíveis são otimizados com recursos como Sugerido Handoff e Leia Repair .

 

  • ELÁSTICOLer e escrever rendimento tanto aumentar linearmente com novas máquinas são adicionados, sem tempo de inatividade ou interrupção de aplicações.

 

  • PROFISSIONALMENTE SUPORTADO Contratos e serviços de apoio apache cassandra estão disponíveis a partir de terceiros.

 

  • TOLERANTE A FALHASOs dados são automaticamente replicadas para vários nós para tolerância a falhas.Replicação em vários centros de dados é suportado. nós com falha pode ser substituído sem tempo de inatividade.

Saiba mais em www.cassandra.apache.org.

Fonte: apache cassandra
Download Apache Cassandra

Criando Painel no Power BI

Criando Painel no Power BI

Nesse artigo vamos utilizar o Facebook como fonte de dados e visualizar esses dados para análise e tomada de decisão.

IMPORTAR DADOS

Abra o Power e vá na aba Base, depois clique em Obter dados, depois clique na opção Serviços Online depois selecione a Opção Facebook.

1

Depois clique no Botão Ligar, ele fica abaixo das opções e tem a cor laranja. Agora Vamos inserir os dados da página do Facebook que desejamos obter os dados.

2

Depois Clique no botão OK.

Coloque seus dados de acesso do Facebook. Depois os dados serão carregados em um modelo.

3

Clique no botão Editar para carregar o Editor de Consultas, ele faz parte do Power B.I mas é aberto em uma janela separada. Aqui podemos editar as consultas , alterando os nomes das colunas, o tipo de dados e criando campos calculados.

4

Por enquanto não vamos alterar a consulta, clique no botão fechar e Aplicar para salvar alterações e carregar os dados.

55

6

Depois de carregado os dados, você sera levado para a exibição do relatório, onde vamos criar as visualizações dos dados.

7

Criando o Treemap.

Nossa primeira visualização é Treemap para isso araste os campos Type e Status_Type depois na área de valores no campo Status_Type selecione a opção Contagem.

8

Depois selecione a visualização Treemap.

9

Depois , vamos adicionar uma legenda e alterar a cor de um ponto de dados. Selecione o ícone Formato no painel Visualizações; o ícone Formato parece com um pincel.

10

Ligue a opção de Legenda e um sub-menu de opções vai aparecer.

11

Vamos deixar a posição a Direita e o tamanho da fonte em 12 em cor escolha a cor preta.

12

Agora vamos Alterar as cores da visualização, vá na opção Cores de dados e selecione as cores conforme a imagem abaixo.

13

Na imagem abaixo podemos ver como as cores foram aplicadas.
14g

Formatação de dados

Para criar outras visualizações precisaremos editar os dados que foram carregados no power BI, para isso vá ao Power BI no lado esquerdo da tela clique na aba dados.

15

Agora vamos dividir a coluna Create_Time para obter os valores de data e hora separados, para isso selecione na opção editar consultas e uma nova janela vai ser carregada no Power BI, depois clique com o botão direito na  coluna Create_Time, um sub-menu vai aparecer, na na opção dividir coluna depois em por delimitador.

16

Agora devemos configurar o Delimitador para que as colunas sejam divididas de maneira correta, para isso escolha em delimitador personalizado e usa a letra “T” e configura em cda ocorrencia do delimitador, assim como na imagem abaixo.

17

Depois clique no botão OK

Podemos ver que as colunas foram divididas com sucesso, agora renomeia as colunas para created_date e created_time.

Na coluna created_time vamos verificar se o tipo de dado esta correto, selecione a coluna e observe o tipo de dados que esta selecionado.

18

Depois selecione a coluna created_time e click na opção duplicar coluna.

19

Renomeio o nome da coluna duplicada para Hour e altera o tipo de dados para Hora.

20

Agora vamos adicionar uma contagem para compartilhamentos para isso vá ate a coluna shared, Na parte superior direito do título da coluna, selecione o ícone para abrir o construtor Expandir/Agregar.

Selecione o count e clique no botão ok.

21

Depois troque o nome da coluna para Expanded Shares. Depois altere o tipo de dados para Numero Inteiro.

Depois clique no botão fechar e aplicar.

Criando visualizações parte 2

Vamos agora criar um gráfico de linha para visualizar os compartilhamentos da pagina em um período de tempo.

Selecione os campos Expanded Shares e created_date.

Arraste novamente o campo Expanded Shares e Hour e depois selecione o gráfico de barras, foi criado um gráfico de barras agora vamos mudar os detalhar dele.

O Gráfico de Barras é criado, mas esse não é o eixo que queremos – queremos que ele seja classificado na outra direção (de alto para baixo). Selecione a seta para baixo ao lado de Eixo Y para expandir essa seção. Precisamos alterar o tipo de eixo de Contínuo para Categórico, para que ele seja classificado da forma como desejamos (a imagem abaixo mostra o eixo antes de fazermos a seleção – confira a próxima imagem para ver a aparência que desejamos para ele).

Agora temos 3 visualizações de dados.

22

Agora vamos inserir um logo, nesse exemplo vamos usar o da Cetax Consultoria, para isso clique no botão Imagem para adicionar uma imagem .

23

Agora vamos Adicionar um Título, nesse exercício vamos usar o título: “Compartilhamentos Facebook”, clique no botão caixa de texto para que possamos inserir um texto no relatório.

24

Agora temos um exemplo de report de análise de post no Facebook analisando o tipo de postagem e os compartilhamentos.

Para mais tutoriais acesse o site: https://www.tutorpro.com.br/

By: Alexandre Menezes, Analista de Business Intelligence

ERwin Community Version – Manual de instalação

ERwin Community Version – Manual de instalação

Requisitos do sistema

Os seguintes requisitos são necessários para o CA ERwin Data Modeler Community Edition para instalar e executar corretamente:
2 GB espaço disponível no disco rígido (mínimo).
2 GB RAM mínimo, mais é recomendado para modelos grandes

CA ERwin Data Modeler requer que você tenha um dos seguintes sistemas operacionais instalados:
Microsoft Windows Vista
Microsoft Windows 2008 Server
Microsoft Windows 2003 Server
Microsoft Windows XP (through SP3)
Microsoft Windows 8
Microsoft Windows 7

 

Download.

Etapas:
1) Acesse o link http://erwin.com/worldwide/portuguese-brazil.
Do lado direito terá as opções para download.
2) Clique sobre a última opção: “CA Erwin data Modeler Community Edition”.

ERwin_Data_Modeler_img1

3) Preencha o Formulário.

ERwin_Data_Modeler_img2

4) Após o preenchimento do formulário, aparecerá a seguinte página solicitando o download. Clique sobre a palavra ‘aqui’ sublinhada.

ERwin_Data_Modeler_img3

Abrirá outra página. Clique sobre o link ‘Click to download your file now’ para iniciar o download:

ERwin_Data_Modeler_img4ERwin_Data_Modeler_img4

 

Instalação.
Etapas:
1) Após o download, abra o arquivo Erwin.exe.

ERwin_Data_Modeler_img5

Começará a instalação.

ERwin_Data_Modeler_img6

ERwin_Data_Modeler_img7

ERwin_Data_Modeler_img8

2) Clique em next.

ERwin_Data_Modeler_img9

3) Selecione ‘I agree’ e depois clique em next.

ERwin_Data_Modeler_img10

4) Preencha o nome e a organização. Em seguida clique em next.

ERwin_Data_Modeler_img11

5) Escolha o local onde será instalado o programa. Em seguida clique em next.

ERwin_Data_Modeler_img12

6) Em seguida clique em next.

ERwin Community Version

7) Clique em Install.

ERwin Community Version

ERwin Community Version

8) Clique em finish.

ERwin Community Version

9) Clique em ‘Yes’ para reiniciar o sistema.

ERwin_Data_Modeler_img17

10) Após reiniciar o sistema, o programa aparecerá no menu iniciar, como segue exemplo abaixo:

ERwin Community Version

11) Clique em ok.

ERwin Community Version

ERwin Community Version

ERwin Community Version

Power BI  – Painel – Artigo 3

Power BI – Painel – Artigo 3

Power BI

Power BI: Neste tópico vamos criar nosso primeiro painel (dashboard), faça o download do arquivo Excel para ser usado como fonte de dados.

Clique Aqui

Esse arquivo contém dados sobre características de cada estado dos USA, esses dados geralmente são usados para planejamento de aposentadoria, esses valores são fictícios, mas vão nos ajudar a trabalhar com o Power BI.

 

Iniciando o Power BI

Abra o Power BI desktop, no Menu Base, clique no botão Obter Dados, e escolha a opção Excel.

Power BI

Selecione a planilha que deseja carregar e depois click no botão carregar, que é da cor laranja.

Power BI

Adicione o arquivo Rank que foi feito o Download, depois dos dados carregados, olha na aba dados e caso seja necessário é possível alterar o nome das colunas.

Power BI

A área de criação do Power BI tem 5 partes principais.

  • Essa aba exibe tarefas comum nos relatórios e visualizações.
  • Área do relatório, onde as visualizações são criadas.
  • Área de página, podendo adicionar mais páginas.
  • Painel de visualizações, onde criamos nossos gráficos e scripts de linguagem R
  • Painel de campos onde podemos arrastar os filtros para o relatório.

Power BI

Os painéis de visualizações e campos podem ser recolhidos, facilitando a construção do painel.

Power BI

Para criar a uma visualização, selecione a visualização Mapa e escolhe o campo estado

Power BI

O Power BI montou de maneira automática um mapa com os Estados americanos. Agora vamos adicionar uma segunda visualização. Usando um gráfico de linha com colunas agrupadas.

Depois seleciones os campos Qualidade de Vida, custo de vida e Estado.

Power BI

Nos valores das linhas, coloque a taxa de criminalidade.

Power BI

Vamos ter uma visualização como essa.

Power BI

Temos um gráfico que mostra a relação entre a qualidade de vida, custo de vida e criminalidade, agora vamos melhorar o mapa, deixando a visualização mais agradável.

Selecione o mapa, no painel de visualizações, vá na opção formato, depois vá em cores dos dados e coloque uma cor diferente em cada estado.

Power BI

Depois de pronto, vai ficar como a imagem abaixo.

Power BI

Agora vamos trocar o tipo de mapa para o mapa de manchas.

Power BI

Agora vamos inserir um Gráfico de barras, considerando os campos bem-estar dos habitantes e qualidade de vida.

Power BI

 

Agora vamos formatar a página, para isso seleciona o fundo da página, no painel de visualizações, selecione formato.

Power BI

Altere o nome d pagina para aposentadoria, e adicione uma cor no fundo da página. Depois adicione uma caixa de texto com um título para o painel. Agora temos nosso primeiro painel pronto.

Power BI

Para mais tutoriais acesse o site: https://www.tutorpro.com.br/

BY Alexandre Menezes, Analista de Business Intelligence

© Cetax Consultoria 2016

 

 

 

O que é Inteligência de Mercado ou Market Intelligence

O que é Inteligência de Mercado ou Market Intelligence

Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado, são processos ligados a coleta, tratamento e análise de informações sobre um mercado de atuação específico. Pode-se também analisar a inserção da sua empresa nesse mercado, utilizando parâmetros comparativos internos ou externos.

Inteligência de Mercado pode ser usado para avaliar as oportunidades de entrada no mercado e formular planos de desenvolvimento de mercado e estratégias de penetração.